ACREDITE, FAÇA, INVENTE!


terça-feira, 22 de junho de 2010

PÃO DE FORMA

É de manhã, vem o sol  mas os pingos da chuva que ontem caiu, ainda estão a brinlhar, ainda estão a bailar ao vento alegre que nos traz essa canção... (Dolores Duran e Tom Jobim)


Essa canção me lembra café fresquinho, com pão quentinho, manteiga derretendo, riso de criança (melhor riso do que choro, né?), oração de agradecimento por mais um dia de vida... penso que esses momentos são tão especiais. Em nossa casa, sempre tomávamos o café da manhã juntos, exceto meu pai que quando eu levantava, já estava longe... tinha ido trabalhar. Era um momento sempre alegre... minha mãe reclamando que não tínhamos colocado as xícaras e perguntando se todos tomaríamos café no bico do bule (hoje, ela esquece de colocar as xícaras e a diferença é que pergunto se vamos tomar o café na boca da garrafa térmica rsrsr). Pena que o tempo passa e somos envolvidos pelos afazeres e desejos da vida; cada um parte em busca da sua realização e depois, não muito tempo depois, porque o tempo passa rápido, percebemos que o simples ato de tomar café, sentados à mesa, compartilhando os primeiros minutos do dia, ficou no passado, na lembrança. Então, agora deixe a nostalgia de lado e se você quiser relembrar esses momentos de forma bem agradável e gostosa, nesse final de semana ou num dia propício, faça esse pão de forma, arrume a mesa de forma bem aconchegante, se tiver filhos pequenos coloque guardanapos, eles amam, principalmente se forem coloridos...ah, não esqueça as xícaras rsrsr. E aí vai a receita, fácil, rápida e sem sujeira.

INGREDIENTES:
01 xícara (chá) de leite morno;
02 ovos inteiros; (não devem estar gelados)
1/2 xícara (chá) de óleo;
03 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 colher (chá) de sal;
02 tabletes de fermento biológico (30g) ou 01 um envelope de fermento biológico seco instantâneo;
03 xícaras de farinha de trigo.

MODO DE PREPARO:
Forre uma forma de bolo inglês ou de pão de forma grande. Se não tiver o papel manteiga, unte normalmente com margarina e farinha; reserve. Bata no liquidificador o leite morno, os ovos, o açúcar, o sal, o fermento e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa homogênea.
Despeje a massa na forma reservada, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Coloque o forno para aquecer em temperatura moderada (180ºC), por 10 minutos. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

DICAS:
  1. Pereire a farinha, isso deixará a massa mais aerada e fará com que o fermento trabalhe melhor; resultado: vc terá um pão mais fofinho;
  2. Varie sabores colocando sementes de gergelim, queijo parmesão ralado ou ervas;
  3. Não pré aqueça o forno em temperatura muito alta, pois isso dá choque na massa e o seu pão pode endurecer rapidamente;
  4. Não abra o forno, antes dos primeiros 15 minutos de cozimento. Ele vai murchar.
  5. Depois de assado, retire do forno e coloque sobre uma grade ou superfície elevada. Pode ser a grade do fogão. Com isso o ar quente circula e o pão não fica pesado.
  6. Veja o exemplo de medidas:
 Da direita para a esquerda:
  • copo americano;
  • xícara de chá;
  • colher de café;
  • colher de chá;
  • colher de sobremesa;
  • colher de sopa.