ACREDITE, FAÇA, INVENTE!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pediram e ela está aqui: BOLO DIET DE MAÇÃ.

Primeiro vamos esclarecer uma coisinha: Diet ou Light - Quem é quem?

DIET
O termo diet é usado somente em algumas categorias de alimentos para fins especiais, tais como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para controle de peso, e alimentos para ingestão controlada de açúcares. É preciso ter atenção, pois o termo diet não significa sempre ausência de açúcar no alimento.

LIGHT
É um tipo de informação nutricional complementar e significa reduzido. Assim, um alimento pode ser "reduzido ou light" em valor energético, açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio. Para um alimento ser considerado reduzido ou light em valor energético ou algum nutriente é necessária uma redução de, no mínimo 25% no valor energético ou no conteúdo do nutriente objeto da alegação em relação ao alimento de referência ou convencional

NA HORA DE COMPRAR:
Muita gente se confunde e pensa que o alimento (ou bebida) diet é totalmente sem açúcar, e que os produtos light não contêm gordura o que não é, necessariamente, verdade absoluta.O boletim nº 33 da Senacon/Anvisa alerta para a importância da leitura dos rótulos dos alimentos de modo que o consumidor identifique, se for o caso, a presença de algum ingrediente ou nutriente que não possa ser consumido, ou deva ser consumidor em baixa quantidade.Tanto alimentos diet quanto light não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros. Isso torna ainda mais importante a leitura atenta dos rótulos.
RESUMINDO: XÔ PREGUIÇA DE LER!

Ingredientes:

3 maçãs  médias, descascadas e picadas. (Se quiser, pode acrescentar mais 1 maçã e tb uvas passas);
1/2 xícara de óleo de girassol ou canola;
1/2 xícara de açúcar diet para culinária (vc acha no super mercado. Utilizo o de Stévia, na minha opinião, o melhor);
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser substituída por farinha integral);
3 ovos inteiros (tire da casca, ok? rsrsr);
1 colher de sobremesa de canela em pó;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Preparo:

Descasque as maçãs (não jogue as cascas) e reserve, regadas com um pouco de suco de limão para não escurecerem. 
Peneire a farinha com a canela
Bata no liquidificador, os ovos, o açúcar, as cascas das maçãs e o óleo.
Numa vasilha, mistura a farinha com as maçãs (escorra o suco de limão), o sal e a canela.
Acrescente a mistura batida do liquidificador.
Após misturar tudo (seja delicada), acrescente o fermento.
Ah, não esqueça de aquecer o forno, enquanto bate os ingredientes no liquidificador, assim qdo terminar, ele já estará na temperatura ideal.
Forre o fundo de uma forma média, com guardanapo, papel toalha ou papel manteiga (acredite, o guardanapo dá o mesmo resultado), não precisa untar nada! Coloque a massa e leve ao forno pré aquecido. Mantenha na temperatura de 180Cº, por aproximadamente 30 minutos (varia conforme o forno).
Faça o teste do palito que deve sair limpo. Aguarde esfriar, desenforme passando uma faca ou espátula pelas laterais, retire o papel e sirva, regado com suco de laranja ou mel. 
Hummmmm diliciaaaaa!
Diquinha da Wagnete: Após retirar o bolo do forno, deixe-o na grade do fogão (parte superior) para que ventile e esfrie uniformemente.

Me contem como ficou, ok? Bjokase até depois.