ACREDITE, FAÇA, INVENTE!


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BROWNIES DE DAMASCO COM AMÊNDOAS


Como havia prometido, segue a 1ª receitinha da semana. 
Fácil e deliciosa. Bom, sou suspeita em dizer isso,  pq simplesmente A.M.O frutas secas!
Quero saber o resultado, ok? Me contem aqui ou no face.
Super abraço e bons brownies para todos.


Ingredientes:
2-3 colheres (sopa) de Marsala ou conhaque
125g de damasco seco picado grosseiramente
150g de amêndoa sem pele (como não tinha, usei pistache)
150g de manteiga sem sal picada em cubinhos
225g de chocolate amargo picado (não use chocolate fracionado que servem para fazer casquinha ou banhar, pq a base desses é gordura)
4 ovos grandes
300g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de essência de baunilha
125g de farinha de trigo

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma quadrada (+/-) 23 cm, com papel manteiga.
Aqueça a Marsala ou o conhaque numa panela pequena, tire do fogo, adicione o damasco picado e deixe macerar por 10 minutos. Gente, aquecer não é deixar ferver, ok?
Coloque as amêndoas numa assadeira pequena e toste no forno pré-aquecido por 5 minutos, espere esfriar e pique grosseiramente.
Derreta a manteiga e o chocolate juntos numa tigela em banho-maria ou no micro-ondas em potência baixa. Mexa até ficar liso e deixe esfriar ligeiramente.
Bata os ovos e o açúcar numa tigela, adicione a baunilha e misture ao chocolate derretido. Peneire a farinha e incorpore à mistura. Junte a amêndoa e o damasco reservados e misture bem. Despeje na fôrma preparada e asse na grade do meio do forno por 25 minutos, ou até formar uma crosta na superfície, mas o brownie estar ainda macio por dentro. Deixe esfriar na própria fôrma na grade do fogão e depois corte em quadrados.

* Em recipiente hermeticamente fechado, esses brownies se conservam por 2-3 dias, aqui não conservou todo esse tempo, pq logo foram devorados rsrsr.